Rua Mesopotâmia, 109 - Cotia-SP
11 3782-4299 11 3782-4299

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A ÁGUA E A MADEIRA

Saiba mais sobre NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A ÁGUA E A MADEIRA

Uma explicação simples de que todos conhecemos, as árvores crescem com raízes no solo e folhas no ar ainda serve como base para entender o permanente relacionamento entre água e madeira. As raízes coletam umidade e nutrientes do solo e os enviam, por meio de vasos ou fibras da haste do aipo. Eles são semelhantes, também, a um grupo de canudos de refrigerante subindo e descendo pelo tronco da árvore.

Esta é a versão simplificada de como uma árvore ainda de pé é formada por fibras alinhadas verticalmente. Corte a árvore e as fibras ficarão na horizontal. Serre-a fabrique o assoalho, coloque o piso e a maioria das fibras estará na horizontal, correndo pelo comprimento do assoalho. Em uma árvore viva, as fibras estão carregadas de umidade, na forma de seiva. Após ser cortada, a árvore começa a secar exatamente como uma flor ao ser colhida. Conforme as fibras secam, elas se contraem na espessura ou no diâmetro, mas praticamente nada no comprimento. Essa contração, características de todas as madeiras, é essencial para entender o efeito da umidade sobre os pisos de madeira.

De forma geral é esperado que os pisos se contraiam em ambientes secos e se expandam em ambientes úmidos. Por isso , é muito importante saber que dependo da época do ano a madeira se expande ou se contrai, podendo apresentar aberturas ou leves encanoamentos.

Depois de instalado o piso, quanto mais tempo ele ficar sem aplicação do verniz, melhor será o resultado, principalmente em pisos mais largos.


Consulte-nos pelo whatsapp